domingo, 6 de maio de 2012


Hoje,faz um ano que minha  amiga partiu. Me é muito difícil conviver com esta ausência. Na maioria das coisas que vou fazer a impressão que tenho é que ela está sempre por perto e me endossa no que eu vou postando. Pois é, 6 de maio,véspera do dia das mães a Lucy foi morar no céu e me deixou aqui, na terra, cheia de saudades.  Ainda não consigo me conformar com esta ausência. Sei que vai passar, mas enquanto isto não acontece fico lembrando as coisas boas que construímos juntas. E, por incrível que pareça nós também tínhamos uma comunhão impar na cozinha. Com ela  eu aprendi a fazer a torta alemã e o pudim de atum, isto há mais de 15 anos em Carajás. Foi a irmã que a vida me deu de presente.

Torta Alemã

Ingredientes

ü  250 g de manteiga sem sal
ü  200 g de açúcar refinado
ü  3 gemas
ü  2 latas de creme de leite geladas (480 ml)
ü  1 colher de sopa de essência de baunilha (10 ml)
ü  1 colher de sopa de leite (15 ml)
ü  1 colher de sopa licor de chocolate (15 ml)
ü  2 pacotes de biscoito de maisena

Mãos na massa
Bata na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar até obter um creme quase branco
ü  Enquanto isso, separe o soro e o creme de leite, reserve (tanto o soro quanto o creme de leite)
ü  Junte o creme de leite ao creme de manteiga e mexa bem
ü  Em uma vasilha a parte, mistura o leite, o licor e o soro reservado
ü  Forre o fundo e as laterais de uma forma (de preferência de fundo falso) com filme plástico
ü  Molhe os biscoitos na mistura do soro e forre o fundo e as laterais da forma
ü  Espalhe parte do creme, coloque outra camada de biscoito, e assim por diante.
ü  Termine com uma camada de biscoito

3 comentários:

Verissimo Costa disse...

Huummmm, delicia essa torta! Nossa, tem muito mais de 15 anos, pois a primeira vez que comi ainda era crianca. Tia Gigi, ela nao vai castanha-do-Para e fios de ovos tambem?

Gislaine disse...

Oi Maninho, você tem razão. Deve ser uns 20 anos. Pode colocar sim castanha dp pará e fios de ovos para decorar. fica muito bom

Ana disse...

Gi, adorei a dica do gelo no kibe assado. Bjs.