segunda-feira, 30 de abril de 2012


Hoje fui surpreendida com uma mensagem que me deixou mega feliz. A Raquel, uma amiga querida que mora na Austrália me pediu para postar uma receita de quibe assado. E eu que já gosto de um motivo para colocar a mão na massa corri pra cozinha, claro que eu queria postar a foto também.
Valeu Raquel!!!
Fica aqui uma boa sugestão para o jantar deste feriado. E, se me permite, convide amigos e assista ao filme Bagdad Café. É uma história forte e delicada sobre os encontros inusitados que a vida nos reserva. Ah, não se esqueça de colocar a música “Calling you” na voz mais que perfeita de Jevetta Steele.
Bon appétit!

Quibe Assado

Ingredientes

1 kg de patinho moído.
1 ½ xícara de trigo para quibe
2 xícaras de hortelã fresca
1 cebola picadinha
1 colher de café de pimenta do reino moída na hora
1 colher de café de pimenta síria
1 ½ colher de sal
½ colher de canela em pó
5 pedras de gelo.
Para o recheio
1/2 de capa de filé moído.
2 cebolas picadinhas.
1 colher de café de pimenta do reino moída na hora.
1 colher de café de pimenta síria.
2 colheres de salsinha.
3 colheres de óleo
1 xícara de nozes picada miúda
1 colher de manteiga
1 colher de sal
Mão na massa
Numa tigela coloque o trigo e 1 xícara de água quente. Deixe de molho por 20 minutos e a seguir, se ainda tiver água, esprema com as mãos e reserve.
Misture a carne, a cebola, os temperos, o trigo e o gelo até ficar uma massa homogênea.
Em duas tigelas, separe as massas e reserve na geladeira.
Recheio
Numa frigideira média, derreta a manteiga em fogo médio. Coloque as nozes e deixe dourar por 10 minutos. Transfira as nozes douradas para um prato. Reserve algumas para a decoração.
Leve a mesma frigideira com o óleo ao fogo médio. Quando esquentar, refogue a cebola por 5 minutos. Junte a carne e refogue até secar a água. Tempere com a salsinha, os condimentos e o sal. Por último, acrescente as nozes e misture.
Montagem
Preaqueça o forno 200º (temperatura alta).
Numa travessa refratária de 20 x 20 cm, espalhe a massa com as mãos úmidas até que fique com 1 cm de espessura. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Alise a superfície novamente com as mãos úmidas até ficar com a mesma espessura de 1 cm. Risque o quibe em formato de doce de leite. Decore cada quadrado com um pedaço de nozes no centro e folhas de hortelã..  Regue com azeite o quanto goste.
Leve o quibe ao forno por 20 minutos ou até dourar. Sirva quente ou frio, decorado com hortelã e fatias de limão.
Acompanhe com uma boa coalhada seca e homus de grão de bico ou de berinjela.

domingo, 29 de abril de 2012


Hoje é domingo “pé de cachimbo” dia de ficar morgando em casa zapeando na TV. Acordei cedo e fui à missa pedir proteção a virgem de Lourdes para começar a semana com bons fluidos. Sem nenhum programa na agenda, resolvi fuçar meus escritos no intuito de encontrar alguma coisa interessante para compartilhar com vocês. Fuça daqui, fuça dali, encontrei meu caderno de dicas e truques que nos ajudam a resolver algumas emergências no dia a dia. Ai vão elas.

ü  Para tirar lâmpadas quebradas ainda rosqueadas encaixe uma batata no que restou da lâmpada e desrosqueie-a.
ü  Se quiser deixar sua casa perfumada, basta borrifar nas lâmpadas apagadas seu perfume predileto. O ambiente fica uma delicia quando as lâmpadas forem acesas.
ü  Para a fritura não espalhar pela casa é só manter uma panela com água e cascas de laranja fervendo ao lado da frigideira.
ü  Para perfumar a cozinha coloque num borrifador álcool e cravo da índia e deixe descansar por uns 3 dias para começar a usá-lo. Além de perfumar o ambiente, ajuda a afastar as insuportáveis moscas.
ü  As flores que você ganhou do “gato” vão ficar mais tempo na jarra se você colocar 1 litro de água gelada, 1 colherinha (de café) de bicarbonato, 5 gotinhas de água sanitária e não se esquecer de trocar esta mistura a cada dois dias.
ü  Se você quiser seu piso bem limpinho, envolva a vasoura com uma meia de seda. A poeira adere à meia e não espalha sobre os móveis. Esta também é uma boa maneira de tirar o pó dos móveis.
Use e abuse das sugestões.

sábado, 28 de abril de 2012



Receber em petit comité. 
Ontem foi assim, minha comadre e seu namorido estiveram em casa. Para aproveitar o máximo da visita e não ter que ficar o tempo todo na cozinha optei por um fondue de queijo brie com geleia de damasco e antepasto de berinjela com torradas de pão integral como entrada e um risoto de linguiça com queijo canastra pegando carona na onda da comida de buteco que está acontecendo em BH. Para harmonizar, escolhi um vinho chileno Indomita carménère, que comprei no clube do vinho, um site que me associei e estou adorando comprar por ele. Bons vinhos e bons preços. E a noite foi pra lá de boa.
Se quiserem experimentar vai a receita do risoto.
 
Se quiserem experimentar vai a receita do risoto.

Risoto de queijo canastra e linguiça de pernil

Ingredientes
500gr de arroz arbóreo

250gr de linguiça de pernil
1 xícara de vinho branco
 1 xícara de azeite extra virgem

1 xícara de manteiga
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinho
Raspa de 1 limão siciliano
Tomilho e alecrim fresco
1 Pimenta dedo de moça picadinha e sem semente
300gr de queijo canastra ralado grosso
Salsinha para decorar o prato
Caldo de legumes(2folhas de alho poro, 1 cenoura, 1 cebola,um bouquet garni, sal a gosto)

Mão na massa
Coloque 1 ½ litro de água e junte os ingredientes de fazer o caldo. Deixe cozinhar até que a cenoura esteja bem cozida. Se precisar coloque mais água. Assim que estiver pronto, coe e mantenha-o quente ao lado da panela.
Se quiser, use caldo pronto.
Enquanto isso coloque o azeite na panela deixe esquentar bem.  Em seguida adicione a linguiça e deixe fritar até que grude na panela. Se der água, deixe secar. Em seguida coloque uma colher de manteiga, a cebola e o alho e deixe fritar até dourar. Acrescente o arroz, refogue-o por uns 2 minutos e coloque o vinho. Deixe evaporar e comece a colocar o caldo com a ajuda de uma concha. Espere que o caldo seque para colocar novamente. Coloque o sal e a pimenta do reino. Vá repetindo até que acabe o caldo. Acrescente o resto da manteiga, as ervas, a pimenta dedo de moça picadinha e o queijo.
Sirva em uma louça branca e decore com salsinha picadinha. Certeza de sucesso!!

sexta-feira, 27 de abril de 2012


 Oba! Sexta-feira dia de butecar. Até porque a Comida de Buteco está bombando em BH. Opção é que não falta para quem vai ficar na cidade neste fim de semana prolongado. Também pudera, queijo minas no cardápio principal é de lamber os beiços. E por falar em queijo minas  aqui vai uma receitinha de uma quiche de alho poró e queijo minas caso você prefira ficar em casa. Acompanhe com uma saladinha de tomate cereja, rúcula e nozes e um vinhozinho branco. Huuuuuuuuuuuuun!!!!

Quiche de Queijo Minas e Alho Poró
 
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
150grs de manteiga sem sal
1 colher de sal
5 colheres de creme de leite com soro.

Recheio
2 ovos
O resto da caixa de creme de leite
1 copo de requeijão
1 queijo minas pequeno
100 grs de alho poró cortado e rodelas finas
2 colheres de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto

Mão na massa
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Peneire a farinha de trigo e misture com a manteiga até formar uma farofa. A seguir coloque o sal e as 5 colheres de creme de leite. Misture até que a massa fique homogênea. Faça uma bola, envolva num papel filme e leve-a a geladeira por meia hora. Enquanto isto prepare o recheio.
Bata no liquidificador os ovos por dois minuto. Numa tigela misture o requeijão, o creme de leite, o tempero e o queijo minas ralado no lado grosso do ralo. Refogue o alho poró no azeite e reserve.
Abra a massa numa forma redonda daquelas de fundo removível forrando também as laterais. Não é necessário untar a forma. 
Espalhe o alho poro e despeje o recheio por cima. Coloque a forma  dentro de um tabuleiro e leve ao forno por mais ou menos 45 minutos ou até dourar.
Desenforme e se delicie . 

quinta-feira, 26 de abril de 2012




Feriadão chegando e quem deixou pra última hora  vai ter que se virar em casa de amigos ou parentes. Tudo bem, isto sempre acontece nas melhores famílias. Aproveito para lembrar algumas dicas para que todos possam curtir ao máximo a temporada coletiva
.

Para quem vai receber

v  Prepare com delicadeza um cantinho para seu hóspede. Se você não tem quarto de hóspedes vale um sofá cama no escritório ou mesmo na sala de TV. O que não pode faltar é uma roupa de cama bem cheirosa, um lugar para colocar a mala, artigos de higiene no banheiro e um espaço no armário.

v  Outra dica bacana é explicar como funcionam os equipamentos e onde estão guardados os utensílios da cozinha. Explique rapidamente os hábitos da casa.
v  Se você não usa sapatos em casa, ofereça pantufas para seu hóspede também. Eu tenho vários amigos que fazem isto. Eu prefiro andar descalça mesmo.

v  Se seu hóspede quebrar um copo, nada de apavorar (a não ser que seja Bacarat). Ai vale cometer um assassinato, rsrsrsrs. Deixar claro que fumar dentro de casa é motivo de outro assassinato é fundamental.
   Mas nada de estresse. O prazer da companhia tem que ser soberano
.
Para quem vai ser recebido

v  “Pode entrar, mas a casa não é sua”. Hóspede ideal é meio invisível. Nem pensar em dar palpites no andamento da casa. Reservar um tempo com o anfitrião é chique, mas não dependa dele para fazer seus passeios. Se vire sozinho.

v  Manter seu espaço organizado é básico. Roupa intima no banheiro nem pensar e lavar a louça que usar é obrigação. Procure saber onde fica o papel toalha, o detergente, vassoura, pano de chão, etc.

v  Faça um café, prepare um chá, ou mesmo um jantar se você tiver boa intimidade com as panelas. Seja prestativo, nunca espaçoso. Preocupar com o limite da intimidade é que dá o tom do hospede elegante.

         E, como diz nosso poeta Milton Nascimento, “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Filmes Prediletos

Que delicia abrir o blog e encontrar comentários de amigos que moram tão longe.

 Então, feriado chegando... temperatura amena, nada melhor que preparar uma comidinha especial e ainda assistir a bons filmes que trazem como pano de fundo momentos inesquecíveis na cozinha.  Todos os dias vou postar um filme da minha lista e a receita do filme. De repente você se descobre um mestre cuca daqueles.

1 - ESTÔMAGO -


Coloque uma pitada de humor, adicione um roteiro instigante, misture atores e diretor da melhor qualidade e prepare para assistir o melhor do cinema nacional dos últimos tempos.
 Raimundo Nonato vai para a cidade grande em busca de uma vida melhor.  Seu primeiro emprego é como faxineiro num bar de quinta categoria onde tem a oportunidade de começar a desenvolver seus dotes culinários fazendo a melhor de coxinha da região. 
A partir daí sua vida começa a mudar. Apesar das dificuldades, Nonato continua a buscar o melhor mesmo nas condições mais adversas e surpreendentes.

Aprenda a fazer  Linguine à Puttanesca
Ingredientes
250 g de linguine ou outra massa longa
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de pimenta vermelha seca esmigalhada (ou uma dedo-de-moça sem sementes picada)
16 azeitonas pretas picadas em lascas (tiram-se lascas ao redor do caroço)
4 filezinhos de anchova em conserva picados
4 colheres (sopa) de alcaparras enxaguadas para tirar o excesso de sal
1 lata de tomate pelado (400 g) com seu caldo (os tomates devem ser fatiados)
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Modo de preparo
Numa panela grande, cozinhe o macarrão em água fervente salgada até ficar al dente.
Enquanto isso, numa frigideira grande, aqueça o azeite e doure nele o alho. Junte a pimenta, a azeitona, a anchova e a alcaparra e refogue por 1 minuto. Coloque o tomate e seu suco e deixe cozinhar até formar um molho espesso. Prove e corrija o sal, se necessário. Junte a salsa. Escorra o macarrão e misture ao molho. Na hora de servir, nada de queijo. Apenas uma rodada de pimenta-do-reino.




Lanche da tarde vira uma tentação quando damos um toque pessoal ao nosso pãozinho de todo dia. Experimente e não esqueça de me contar o sucesso.


Ingredientes
6 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres) de sopa de manteiga
500 gramas de filé mignon picado na ponta da faca
1 cebola picadinha
sal e pimenta moídos na hora e a gosto
1 colheres de sopa de colorau
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
1 colheres de sopa de salsinha picada
8 colheres de sopa de caldo de legumes
12 pães franceses frescos

Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga, em seguida junte a carne. Frite por aproximadamente três minutos, mexendo devagar.

Coloque a cebola, o alho, tempere com o sal e a pimenta.Refogue por alguns minutos e adicione o colorau, a salsinha e o tomate.

Junte aproximadamente oito colheres de sopa de caldo de legumes, para ficar molhadinho. Deixe reduzir por uns quatro minutos em fogo baixo. Desligue o fogo.

Abra os pães franceses fresquinhos fazendo um buraco na extremidade. Retire o miolo dos pães com cuidado e depois coloque bastante recheio em cada um. Sirva quente.

Bem vindo


Faz tempo que ensaio criar um blog para conversar sobre coisas de cozinha e sala de jantar. Sempre que recebo amigos em casa este assunto vira conversa e  eu prometo que vou começar e nada. Agora criei coragem e estou aqui. Ano começando, hora de cumprir pelo menos uma promessa ao pular as sete ondas. Bom, vamos então ao que interessa.
O primeiro passo é divertir. Isto mesmo, cozinhar só é legal se você improvisar, inventar, inovar, transformar, experimentar.
Contar calorias nem pensar... mas pensar leve é legal. Colorir a comida além de ficar bacana dá uma vontade danada de experimentar. Dar seu toque pessoal então, faz toda a diferença. Pense na comida que mais gosta, não cancele a receita por faltar um ingrediente, troque por outro. Abuse das frutas, elas dão um sabor especial aos pratos.
Não esqueça as ervas frescas, cozinha sem manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã,estragão, simplesmente não existe. Não existe cozinha sem música. Tenho uma lista imensa que vou disponibilizar ao longo de nossos papos. Ah, filmes também. Além de nos inspirar  trazem receitas deliciosas e é um bom pretexto para reunir os amigos e experimentá-las. Não esqueça também da decoração da mesa. Mimar os convidados é tudo de bom.
Então ficamos assim, colocando água no feijão, porque é sempre bom que chegue mais um.